Início > Multimídia > Meus dez anos de GNU/Linux

Meus dez anos de GNU/Linux

Neste ano de 2008, completo 10 anos desde que comecei a “fuçar” no Linux, e vou comentar aqui um pouco desta aventura.

Meu primeiro contato com o Linux foi no fórum da minha cidade, Brusque SC, eu estava em um trabalho temporário nas eleições, como técnico de urnas da Procomp, e conheci um colega chamado Rubens que era responsável por cuidar da rede e do servidor Solaris, e o mesmo me mostrou um sistema operacional chamado Linux. Eu conhecia somente Windows, havia acabado meu curso de administrador de redes NT, e quando vi aquilo fiquei obcecado.

A interface gráfica era o fvwm95 e o navegador o Netscape 4. A distribuição que ele usava eu não tenho certeza, mas era provavelmente o Red Hat 4. Fiquei enchendo o saco dele para ele me emprestar o CD e eu tentar instalar em casa, ele até me emprestou, mas quem diz que consegui instalar !

Na mesma semana, ele me mostrou uma matéria na revista Info que falava sobre o Conectiva Marumbi, o Linux brasileiro. Não deu outra, peguei o telefone e encomendei o meu, com caixinha manual e tudo. Tenho ele até hoje ! Lembro que demorou mais de 30 dias para chegar e eu ligava para a Conectiva quase todo dia, e eles alegavam que estavam sem estoque.

No final das contas, após quase 2 meses chegou o meu linux ! Pensa numa pessoa feliz da vida ! Naquela época além de trabalhar no fórum, fazia umas viagens para “terra de los hermanos”, e neste mesmo dia que chegou o Linux, eu tinha uma viagem marcada com pernoite em Foz do Iguaçu. Peguei o manual do Marumbi, botei na mala, e aproveitei a viagem para ler sobre a instalação.

Quando cheguei em casa na segunda feira, a primeira coisa que fiz, foi instalar o Linux Marumbi na minha máquina, um Pentium 166 MMX com 32Mb de RAM e uma placa de Vídeo Diamond de 4Mb de RAM, e acreditem, era um monstro de placa na época, e sempre funcionou de primeira no Linux, usava um chip S3 Virge 968.

Resumindo um pouco a história, consegui instalar o Linux, ficava brincando na linha de comando dele, eu adorava aquilo, instala pacote, remove pacote, quando algo dava errado eu reinstalava tudo de novo, como windows 🙂
Claro que nessa época o Linux era muito limitado para um usuário de Desktop, e eu vivia com dual boot.

Logo depois comprei o CD do Conectiva Linux Guarani, que já tinha o KDE 1.0, eu até gostava dele, mas usava mais o Window Maker, cheio dos docks, comecei a compilar alguns programas, etc.
Foi quando comprei um modem Lucent 56K e tive meu primeiro contato com a internet, pelo windows, porque no Linux até hoje esses modems dão trabalho para funcionar. Porém consegui trocar com um picareta meu Lucent 56K por um USRobotics 36k na faixa ! Configurei-o no linux, e consegui acessar a internet. Naquele tempo a febre aqui na minha cidade era o mIRC, e no Linux eu compilei o Kvirc 1.0, aquilo para mim era uma realização, vocês não fazem idéia. Depois comecei a utilizar o BitchX, um cliente de IRC modo texto, junto com o script Dusk de autoria do Augusto Campos.

A partir dai, só aumentei meu conhecimento em Linux, sempre procurando resolver meus problemas através da internet, quebrando a cabeça, etc.
Depois do Conectiva 3 Guarani, comprei o CD do Red Hat 6.0, porém não gostei muito na época, passei pelas distribuições na seguinte ordem : Marumbi, Guarani, RH 6.0, Mandrake 7.0, 7.1 e Conectiva 4.0.
Então resolvi um dia, no meu 386 do serviço, instalar aquele sistema que todo mundo dizia ser difícil, que era só para quem era hacker, etc. Slackware 7.0 ! Confesso que no começo não gostei muito, pensei até em remover, mas fui mexendo, configura aqui, ali, e fui acima de tudo aprendendo !

Então comecei a usar somente Slackware, e continuo usando até hoje nos meus servidores. Porém nos meus desktops, tenho utilizado Kubuntu desde a versão 6.04 e estou gostando. O mais interessante de toda esta história e perceber o quanto o Linux evoluiu nestes 10 anos, como já falei anteriormente, não era possível utilizar somente Linux naquela época, e hoje em dia utilizo windows apenas para alguns jogos e nada mais. No computador do meu trabalho sequer tem windows.

Tenho muito a agradecer ao Linux e também a toda comunidade, graças a eles, conheci e aprendi mais sobre este Sistema Operacional do qual hoje tiro o sustento da minha família.

Vida longa ao Linux e ao Software Livre !!!

Anúncios
Categorias:Multimídia
  1. 10/01/2008 às 2:24 PM

    Ótimo relato José!É muito bom ler as experiências de outras pessoas com Linux. Sempre ficamos com saudades ou ainda rimos muito!Abraços.

  2. 10/01/2008 às 4:00 PM

    Muito legal tua história. Eu pensava que era um felizardo pelo meu contato ter acontecido a pouco mais de 10 anos, mas para minha grata surpresa, são inúmeras as pessoas que já estão abraçadas ao software livre a uma década ou mais.Realmente aqueles eram tempos em que a gente tinha que ter uma sintonia muito maior com a linha de comando e as interfaces gráficas, embora em grande número, pelo menos para minha máquina da época eram pesadas, principalmente o KDE, mas até a versão 3 era o que eu mais usava. Depois quando passei a utilizar gnome, por aquela história de que a QT não era livre e também porque abracei Debian, mas quero meter as mãos no KDE 4 assim que ele estiver empacotadinha pra Debian Testing. Um grande abraço José.

  3. 10/01/2008 às 5:35 PM

    Muito bacana sua postagem; a um tempo atrás eu postei algo semelhante; contando um pouco da minha experiência com o linux:http://grubelilo.blogspot.com/2007/06/do-corel-linux-ao-ubuntu.htmlEspero que goste.

  4. 11/01/2008 às 11:42 AM

    É sempre bom recordar os bons tempos, que pena que a maioria das pessoas não querem aprender como funciona um bom sistema operacional por dentro. Felicidades.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: