Início > Multimídia > Meus dez anos de GNU/Linux

Meus dez anos de GNU/Linux

Neste ano de 2008, completo 10 anos desde que comecei a “fuçar” no Linux, e vou comentar aqui um pouco desta aventura.

Meu primeiro contato com o Linux foi no fórum da minha cidade, Brusque SC, eu estava em um trabalho temporário nas eleições, como técnico de urnas da Procomp, e conheci um colega chamado Rubens que era responsável por cuidar da rede e do servidor Solaris, e o mesmo me mostrou um sistema operacional chamado Linux. Eu conhecia somente Windows, havia acabado meu curso de administrador de redes NT, e quando vi aquilo fiquei obcecado.

A interface gráfica era o fvwm95 e o navegador o Netscape 4. A distribuição que ele usava eu não tenho certeza, mas era provavelmente o Red Hat 4. Fiquei enchendo o saco dele para ele me emprestar o CD e eu tentar instalar em casa, ele até me emprestou, mas quem diz que consegui instalar !

Na mesma semana, ele me mostrou uma matéria na revista Info que falava sobre o Conectiva Marumbi, o Linux brasileiro. Não deu outra, peguei o telefone e encomendei o meu, com caixinha manual e tudo. Tenho ele até hoje ! Lembro que demorou mais de 30 dias para chegar e eu ligava para a Conectiva quase todo dia, e eles alegavam que estavam sem estoque.

No final das contas, após quase 2 meses chegou o meu linux ! Pensa numa pessoa feliz da vida ! Naquela época além de trabalhar no fórum, fazia umas viagens para “terra de los hermanos”, e neste mesmo dia que chegou o Linux, eu tinha uma viagem marcada com pernoite em Foz do Iguaçu. Peguei o manual do Marumbi, botei na mala, e aproveitei a viagem para ler sobre a instalação.

Quando cheguei em casa na segunda feira, a primeira coisa que fiz, foi instalar o Linux Marumbi na minha máquina, um Pentium 166 MMX com 32Mb de RAM e uma placa de Vídeo Diamond de 4Mb de RAM, e acreditem, era um monstro de placa na época, e sempre funcionou de primeira no Linux, usava um chip S3 Virge 968.

Resumindo um pouco a história, consegui instalar o Linux, ficava brincando na linha de comando dele, eu adorava aquilo, instala pacote, remove pacote, quando algo dava errado eu reinstalava tudo de novo, como windows 🙂
Claro que nessa época o Linux era muito limitado para um usuário de Desktop, e eu vivia com dual boot.

Logo depois comprei o CD do Conectiva Linux Guarani, que já tinha o KDE 1.0, eu até gostava dele, mas usava mais o Window Maker, cheio dos docks, comecei a compilar alguns programas, etc.
Foi quando comprei um modem Lucent 56K e tive meu primeiro contato com a internet, pelo windows, porque no Linux até hoje esses modems dão trabalho para funcionar. Porém consegui trocar com um picareta meu Lucent 56K por um USRobotics 36k na faixa ! Configurei-o no linux, e consegui acessar a internet. Naquele tempo a febre aqui na minha cidade era o mIRC, e no Linux eu compilei o Kvirc 1.0, aquilo para mim era uma realização, vocês não fazem idéia. Depois comecei a utilizar o BitchX, um cliente de IRC modo texto, junto com o script Dusk de autoria do Augusto Campos.

A partir dai, só aumentei meu conhecimento em Linux, sempre procurando resolver meus problemas através da internet, quebrando a cabeça, etc.
Depois do Conectiva 3 Guarani, comprei o CD do Red Hat 6.0, porém não gostei muito na época, passei pelas distribuições na seguinte ordem : Marumbi, Guarani, RH 6.0, Mandrake 7.0, 7.1 e Conectiva 4.0.
Então resolvi um dia, no meu 386 do serviço, instalar aquele sistema que todo mundo dizia ser difícil, que era só para quem era hacker, etc. Slackware 7.0 ! Confesso que no começo não gostei muito, pensei até em remover, mas fui mexendo, configura aqui, ali, e fui acima de tudo aprendendo !

Então comecei a usar somente Slackware, e continuo usando até hoje nos meus servidores. Porém nos meus desktops, tenho utilizado Kubuntu desde a versão 6.04 e estou gostando. O mais interessante de toda esta história e perceber o quanto o Linux evoluiu nestes 10 anos, como já falei anteriormente, não era possível utilizar somente Linux naquela época, e hoje em dia utilizo windows apenas para alguns jogos e nada mais. No computador do meu trabalho sequer tem windows.

Tenho muito a agradecer ao Linux e também a toda comunidade, graças a eles, conheci e aprendi mais sobre este Sistema Operacional do qual hoje tiro o sustento da minha família.

Vida longa ao Linux e ao Software Livre !!!

Categorias:Multimídia
  1. 10/01/2008 às 2:24 PM

    Ótimo relato José!É muito bom ler as experiências de outras pessoas com Linux. Sempre ficamos com saudades ou ainda rimos muito!Abraços.

  2. 10/01/2008 às 4:00 PM

    Muito legal tua história. Eu pensava que era um felizardo pelo meu contato ter acontecido a pouco mais de 10 anos, mas para minha grata surpresa, são inúmeras as pessoas que já estão abraçadas ao software livre a uma década ou mais.Realmente aqueles eram tempos em que a gente tinha que ter uma sintonia muito maior com a linha de comando e as interfaces gráficas, embora em grande número, pelo menos para minha máquina da época eram pesadas, principalmente o KDE, mas até a versão 3 era o que eu mais usava. Depois quando passei a utilizar gnome, por aquela história de que a QT não era livre e também porque abracei Debian, mas quero meter as mãos no KDE 4 assim que ele estiver empacotadinha pra Debian Testing. Um grande abraço José.

  3. 10/01/2008 às 5:35 PM

    Muito bacana sua postagem; a um tempo atrás eu postei algo semelhante; contando um pouco da minha experiência com o linux:http://grubelilo.blogspot.com/2007/06/do-corel-linux-ao-ubuntu.htmlEspero que goste.

  4. 11/01/2008 às 11:42 AM

    É sempre bom recordar os bons tempos, que pena que a maioria das pessoas não querem aprender como funciona um bom sistema operacional por dentro. Felicidades.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

